sábado, 4 de junho de 2011

UM OLHAR SOBRE A HUMANIZAÇÃO

A doença é um estado que acomete a todos nós seres humanos, cujo tratamento, na maioria das vezes, precisa de cuidados especiais, tais como: cirurgias, internações hospitalares e tratamento ambulatórial prolongado. Daí a necessidade de se ver esse estado como transitório e passivo de cura. Para que se obtenha êxito no tratamento devemos levar em consideração, além do estado físico do paciente, o estado psicológico, este sim tem função importante na recuperação do mesmo. Mas, para que isso aconteça, devemos pôr em prática, normas estabelecidas sob formas de leis as quais definem direitos e deveres. Na verdade, nem sempre acontece o cumprimento do direito, a exemplo do atendimento à saúde médico-hospitalar. A falta de humanização no trato de pacientes é uma constatação dos que precisam dos serviços de saúde. Ressaltamos que humanizar significa paternizar, pois entendemos que a humanização diz respeito ao resgate de espaço de comunicação no interior das instituições, visando redimensionar práticas que considerem os aspectos subjetivos, históricos e sócio-culturais do paciente. O relacionamento médico-paciente, na maioria dos casos é frio e orientado por técnicas e decisões individuais dos médicos, em que o paciente, que é o principal envolvido, não opta e apenas se entrega a uma busca de solução, sem sequer ter idéia dos riscos que correm. É isso que estamos tentando, com esse desabafo, contribuir para uma reflexão sobre a humanização na área de saúde, cujo atendimento deve ser garantido e, além disso, desempenhado pelo corpo funcional do hospital ou clínica, buscando a satisfação do atendimento ágil e seguro.
              Os profissionais de saúde precisam entender que sua formação não é só para diagnosticar, precisa acima de tudo respeitar os valores de seus pacientes, suas crenças e sua fé. Enquanto algumas leis garantem um atendimento mais humanizado, outras restringem as vagas na UTI, sob a alegação de uma melhoria no atendimento, porém, ao nosso ver ao pretenderem diminuir os gastos hospitalares. Na realidade, o ideal seria aumentar o corpo clínico, dando condições para sua permanente atualização, visando um atendimento eficaz aos que procuram os serviços de saúde neste país. Segundo Mário Quintano: "O que mata um jardim não é só o abandono, mas esse olhar vazio de quem passa por ele indiferente". Para que isso não aconteça, fazem-se neccessárias mudanças em seus modelos de atendimento, de atenção e de gestão dos processos de trabalho em saúde. Deve ter valorização de dimensão subjetiva e social em toda sua prática. Sua principal busca deve ser de compromisso com a excelência no atendimento, e valorização dos profissionais, com isso, as filas e o tempo de espera será reduzidos e teremos um atendimento levando-se em conta os critérios de risco. Aqui se encontra: desafios, batalhas e esperança, de um dia podermos desfrutar da humanização que está presente em cada um de nós. A ausência de recursos nos serviços de saúde é grave, no entanto a falta de humanização no atendimento compromete a qualidade do serviço prestado.


5 comentários:

  1. A equipe de saúde precisa entender que a auto-estima do paciente deve estar em primeiro lugar e que, nessa caminhada, o ser humano deveria ser o centro das atenções para qualquer tipo de intervenção. Nos dias atuais, o que se espera das Escolas de Formação na Área de Saúde é uma maior ênfase sobre o tema humanização, visando melhorar a qualificação dos novos profissionais.

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  2. Humanizar também é, além do atendimento fraterno e humano, procurar aperfeiçoar os conhecimentos continuadamente é valorizar, no sentido antropológico e emocional, todos elementos implicados no evento assistencial. Na realidade, a Humanização do atendimento, seja em saúde ou não, deve valorizar o respeito afetivo ao outro, deve prestigiar a melhoria na vida de relação entre pessoas em geral.

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  3. Tomar a saúde como valor de uso é ter como padrão na atenção o vínculo com usuários, assim como
    proporcionar melhores condições para que os profissionais efetuem seu trabalho de modo digno, criando
    novas ações para que possam participar como co-gestores do seu processo de trabalho.
    Para que isso ocorra, é necessário uma mudança técnica assistencial em relação ao profissional e usuário e
    sua rede social, através de parâmetros técnicos, éticos, humanitários e solidários, o qual é chamado de
    acolhimento

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  4. Segundo Amora (2001), cuidado
    significa refletir, pensar, interessar-se por,
    preocupar-se, considerar. Esses princípios
    vêm ao encontro com os preceitos da
    humanização

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  5. Todo ser humanos é sendível e quando está acometido de alguma patologia, fica ainda mais sensível.Porém ao procurar uma Unidade Básica, ou um Hospital de saúde em busca de ajuda encontra pessoal que lhe pestam um atendimento groseiro, sem a menor sensibilização, desreipeitanto o seu direito de cidadão ,paciente e principalmente de ser humano que precisa de ajuda de atenção nesse momento de fragilidade.existem alguns profissionais que tem a empatia, porém são poucos.A maioria são arrogantes, sem educação, acredito que alguns deles nunca imaginaram que poderia ser um filho, irmão, pai , mãe e até mesmo ele que poderia está nessa situação precisando de ajuda não só para tratar uma patologia e sim ser visto como um ser humanos.

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