sexta-feira, 3 de junho de 2011

HUMANIZAÇÃO DO ENFERMEIRO NO CENTRO CIRURGICO

A enfermagem é uma profissão que se desenvolveu através dos séculos, mantendo uma estreita relação com a história da civilização. Neste contexto, tem um papel preponderante por ser uma profissão que busca promover o bem estar do ser humano, considerando sua liberdade, unicidade e dignidade, atuando na promoção da saúde, prevenção de enfermidades, no transcurso de doenças e agravos, nas incapacidades e no processo de morrer.
Ao longo de mais de duas décadas atuando na enfermagem, percebemos que a prática mecanizada e as decisões unilaterais é que têm prevalecido nas instituições de saúde e em particular em ambientes como Centro Cirúrgico. O centro cirúrgico é um "setor do hospital onde se realizam intervenções cirúrgicas, visando atender a resolução de intercorrências cirúrgicas, por meio da ação de uma equipe integrada" (RIBEIRO; SOUZA 1997 p. 09). A conduta impessoal dos profissionais que atuam no centro cirúrgico pode ser decorrência da grande demanda por serviços, cujos clientes não raras vezes se encontram em situação eminente de morte. Esses fatores, sem dúvida, geram estresse, desgaste físico e psicológico tanto para a família do paciente como para a enfermagem, o que reduz as interações. Na amplitude de sua assistência, a enfermagem, assim como as demais profissões de saúde, se subdividem em várias áreas, neste momento, voltamos nossa atenção à humanização da assistência de enfermagem em centro cirúrgico. Até alguns anos atrás a função do enfermeiro na unidade de centro cirúrgico era dirigida para os aspectos gerenciais, o que o afastava do contato com o paciente e seus familiares, mas com algumas modificações na sistematização da assistência, o enfermeiro de centro cirúrgico sentiu a necessidade de prestar assistência mais direta ao paciente e seus familiares em todas as etapas do processo cirúrgico, destacando a importância desta para o sucesso do tratamento e o pronto restabelecimento do paciente. VILA & ROSSI (2002, p.17) referem que:
"Humanização deve fazer parte da filosofia de enfermagem. O ambiente físico, os recursos materiais e tecnológicos não são mais significativos do que a essência humana. Esta sim irá conduzir o pensamento e as ações da equipe de enfermagem, principalmente do enfermeiro, tornando-o capaz de criticar e construir uma realidade mais humana (...)".
Não é apenas uma questão de mudança do espaço físico, mas principalmente uma mudança nas ações e comportamento dos profissionais frente ao paciente e seus familiares. A temática humanização do atendimento em saúde mostra-se relevante no contexto atual, uma vez que a constituição de um atendimento calcado em princípios como a integralidade da assistência, a eqüidade, a participação social do usuário, dentre outros, demanda a revisão das práticas cotidianas, com ênfase na criação de espaços de trabalho menos alienantes que valorizem a dignidade do trabalhador e do usuário

5 comentários:

  1. No centro cirurgico o enfermeiro tem muitas responsabilidades, uma delas é o contato direto com a família do paciente uma vez que uma das suas responsabilidades é a de manter a mesma informada sobre tudo o que acontece no centro cirurgico. No tratamento para com a família é muito importante que o enfermeiro proporcione um tratamento de qualidade e humanizado, pois esse é um momento muito delicado do qual a familia tem seu ente querido passando por um processo cirurgico no qual esta exposto a vários riscos. Dai a importancia do apoio humanizado a essas familias por parte da equipe de enfermagem.

    ResponderExcluir
  2. Para desempenhar o seu trabalho no centro cirúrgico,o enfermeiro deve saber conduzir a equipe de enfermagem para obter o melhor resultado na assistência como um todo.A enfermagem deve manter um contato com a família de forma clara, com informações acessíveis e ponderadas, diminuindo a angustia provocada nos familiares.Humanizar no cuidado não significa apenas o tratamento do paciente mais sim, também, na atenção a família que tanto necessita de um apoio nessa hora tão difícil da vida.

    ResponderExcluir
  3. A enfermagem que trabalha no centro cirurgico e bom que priorise a assistência humanizada, pois sebe-se que a maioria dos pacientes que vão fazer cirurgia já chegam fragilizados, pelo medo da cirúrgia ou da própria incisão.

    ResponderExcluir
  4. Humanizar no centro cirurgico é uma pretica humana crucial para com o paciente. O enfermeiro deve visar o ser humano como um todo e não só como uma patologia que ta ali somente com o intuito de ser curada, mais sim se inporta com os medos e aflições do paciente.

    ResponderExcluir
  5. O Enfermeiro que atua no Centro cirúrgico, tem que saber prestar atendimento de qualidade ao paciente, esclarecendo sobre o procedimento que será realizado, reduzindo assim o medo e a ansiedade Outro ponto é a família que também deverá ficar informada do procedimento o início e término assim como os riscos é papel do enfermeiro eclarecer e manter esse contato com a família, pois o que se observa é que alguns profissionais não estão preoculpados com situação do paciente nem da família é preciso mudar essa postura.

    ResponderExcluir