sábado, 4 de junho de 2011

HUMANIZAÇÃO DO ATENDIMENTO NA UTI



O conceito de UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) surgiu durante a Segunda Guerra Mundial, quando se concluiu que era mais seguro isolar pacientes em estado grave numa sala especial. Desde então, a UTI tem sido vista como um local de esperança, mas principalmente de angústia e sofrimento, tanto para pacientes quanto para familiares. A partir de 1995, começou um movimento que se tornou conhecido como humanização do atendimento na UTI. Os envolvidos na interdisciplinaridade das UTI’s passaram a refletir profundamente sobre o assunto, procurando saber por que, apesar de todos os esforços, a imagem da UTI como local de isolamento e angústia não deixava de ser, parcialmente, uma realidade. Esse foi certamente um momento decisivo, pois levou todos os intensivistas a uma reação em forma de ações, estudos e reflexões para tornar essas unidades menos estressantes e impessoais e mais aconchegantes e voltadas para as necessidades individualizadas dos pacientes. O principal objetivo da humanização é gerar satisfação ao cliente interno e externo, implementando o conceito``cuidar do outro como você gostaria de ser cuidado``, criando um ambiente menos hostil - o que ajuda o paciente a diminuir o nível de estresse e, conseqüentemente, se recuperar mais rápido.
As normas não permitem que os familiares fiquem junto ao paciente e o distanciamento dos entes queridos acaba sendo um dos maiores problemas enfrentados pelos que estão internados na UTI. O conceito de humanização busca resgatar o valor da proximidade com o paciente, evitando que o alto desenvolvimento tecnológico na medicina coloque o relacionamento e o calor humano em segundo plano. A humanização renasce para valorizar as características do gênero humano. É imprescindível no processo de humanização uma equipe consciente dos desafios a serem enfrentados e dos limites a serem transpostos.

5 comentários:

  1. Só em pensar em internação, já da um arrepio, imagina-se logo em um ambiente fechado, estranho, com pessoas desconhecidas, com muitas restrições, etc. A hospitalização é considerada uma experiência estressante, tanto para o paciente como para a família, onde muitas vezes há uma ruptura nos seus vínculos afetivos. Humanização na área hospitalar, não significa apenas em tratar o paciente de maneira educada, com atenção, é muito mais do que isso ,trabalhar a humanização em um ambiente hospitalar principalmente na UTI onde é um ambiente que o paciente necessita de mais apoio. O profissional deve ser educado, amoroso, atencioso, responsável, respeitar os limites do paciente, seus medos, ansiedades ,respeitando os espaços que o mesmo necessita ,criando um ambiente de confiança entre a equipe de enfermagem, o paciente e a família ,diminuindo assim o esse aspecto de um ambiente estressante ,devemos cuidar não só do lado físico ,mas também seu lado psicológico e emocional, para que essa experiência não se torne um trauma na sua vida. Um ambiente harmonioso, amplo, uma estrutura que lhe ofereça segurança, conforto ,ajudam a minimizar o efeito dessa hospitalização. Mas o que observamos a nossa realidade são profissionais que trabalham sem responsabilidades, respeito e estressados quase o tempo todo, que estão ali apenas para cumprir horário ou algo assim ,que não criam nenhum tipo de vinculo com ninguém, totalmente despreparados para trabalhar com qualquer tipo de pacientes.

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  2. A intervenção cirúrgica continua sendo considerada como um
    momento de crise para o indivíduo, pois por mais bem planejada que seja uma
    cirurgia, os riscos sempre existem, e são eles que provocam um comportamento
    caracterizado pela ansiedade e o “stress”. Por isso faz-se necessário o tratamento de qualidade e humanizado, para os pacientes submetidos a cirúrgia.

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  3. Nos últimos tempos, a humanização em UTI tem sido um assunto muito abordado, em decorrência da preocupação dos profissionais da saúde em oferecer uma assistência de qualidade. Sendo assim, o foco central é entender as necessidades individuais de cada paciente, fortalecido pelo contato mais próximo com os familiares, os quais influenciam diretamente no processo de cura e reabilitação. No tratamento de pacientes críticos, a humanização é tão importante quanto à medicação e os procedimentos instrumentais utilizados no trabalho do enfermeiro. Entretanto, observa-se uma grande valorização das técnicas executadas superando, a atenção ao paciente como ser humano.

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  4. Assintenciar com humanização pacientes que encontran-se em unidade de tratamento intensivo é primordial, já que o mesmo encontra-se a maioria das vezes entubado sem deambular, nem mesmo sabem onde eles se encontram por estar na maioria das vezes desorientado. Os profissionais que atuam neste setor precisam explicar cada procedimento e situalo quanto ao lugar o ano, mês e dia o quadro em que ele encontra-se pois mesmo estando inconsciente muita das vezes ele pode ouvir, isto é o minimo que o ser humano e principalmente da área da saúde poderá fazer pelo outro.

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  5. É NECESSÁRIO QUE O ENFERMEIRO QUE ATUA NA UTI, TENHA BASTANTE CONHECIMENTO TÉCNICO, AGILIDADE E SENSIBILIDADE, PARA QUE ELE POSSA REALIZAR UMA ASSITÊNCIA DE QUALIDADE, POIS OS PACIENTES QUE ESTÃO NA UTI, UMA MAIOR ATENÇÃO.

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