sexta-feira, 10 de junho de 2011

Humanização das práticas do profissional de saúde - contribuições para reflexão

O conceito de humanização das práticas e da atenção à saúde está na pauta de discussões mundo afora há várias décadas e, nos últimos anos, vem ganhando destaque na literatura científica nacional, principalmente nas publicações ligadas à saúde coletiva.Durante os séculos XIX e XX, muitos avanços tecnológicos passaram a ser aplicados na área da saúde, em todos os níveis de atenção, seja na prevenção, no controle de comorbidades (progresso da doença) ou na reabilitação.Associado ao desenvolvimento tecnológico que experimentamos neste período, a doença vem sendo comumente interpretada pela concepção biomédica como um desvio de variáveis biológicas em relação à norma. Este modelo considera os fenômenos complexos como constituídos por princípios simples, isto é, relação de causa-efeito, distinção cartesiana entre mente e corpo, análise do corpo como máquina, minimizando os aspectos sociais, psicológicos e comportamentais. Associado ao desenvolvimento tecnológico que experimentamos neste período, a doença vem sendo comumente interpretada pela concepção biomédica como um desvio de variáveis biológicas em relação à norma. Este modelo considera os fenômenos complexos como constituídos por princípios simples, isto é, relação de causa-efeito, distinção cartesiana entre mente e corpo, análise do corpo como máquina, minimizando os aspectos sociais, psicológicos e comportamentais.Por outro lado, há diversas discussões acerca das possibilidades de acesso dos sujeitos a essas tecnologias, seu custo para o sistema de saúde e a impossibilidade de que o progresso tecnológico elimine as demandas decorrentes da necessidade de contato direto entre pacientes e profissionais da área da saúde. Essas últimas, necessariamente perpassando pelo estabelecimento de relações de confiança, respeito e reciprocidade são reflexões que devem permear as práticas de atenção à saúde.

5 comentários:

  1. A humanização da assistência em saúde tem sido alvo de várias discussões que sinalizam que, humanizá-la não se resume na prestação de atendimento em local confortável, agradável e com
    profissionais educados, mas que proporcione resolutividade nas ações prestadas.

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  2. O envolvimento do profissional com a doença e com os procedimentos necessários em sua decorrência muitas vezes leva a priorização do problema em detrimento da pessoa que apresenta o
    problema, o que acarreta a despersonalização da pessoa cuidada. Nesse sentido, o processo de humanização do atendimento em saúde envolve a qualificação dos profissionais, que começa ainda nas universidades, bem como no contexto da educação continuada.

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  3. o ensino do cuidado não se dá apenas com base apenas na dimensão do cognitivo com fundamentos teóricos humanistas, mas se constrói no cotidiano das interações entre educadores e
    educandos, com desenvolvimento de comportamentos, habilidades e atitudes humanistas.

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  4. Considerando que o pleno funcionamento do Sistema Único de Saúde depende de uma atitude humanista que promova o acolhimento, a integralidade, entre outros aspectos, é de
    fundamental importância que as escolas de Enfermagem viabilizem experiências de ensino qualifiquem o cuidado em todas suas
    dimensões.

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  5. O cuidar envolve trabalho, responsabilidade,
    conhecimento, reconhecimento do outro, interação,abertura de espaços para uma relação dialógica, para a interdisciplinaridade e intersetorialidade.

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